Universidade Hebraica encontra documento mais antigo de Jerusalém

 Universidade Hebraica encontra documento mais antigo de JerusalémUm minúsculo fragmento de barro do século 14 a.C, encontrado em escavações fora dos muros da Cidade Velha de Jerusalém, em Israel, é o mais antigo documento escrito já encontrado na região. De acordo com pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém, a descoberta demonstra a importância do local muito antes de sua conquista do rei Davi.

O objeto foi encontrado em uma escavação abaixo de uma torre do século 10 a.C, referente a um período do rei Salomão, na área de Ofel – localizada entre a parede sul da Cidade Velha e Cidade de Davi. O fragmento tem tamanho de 2 centímetros de largura, 2,8 centímetros de altura e 1 centímetro de espessura. Parece ter sido parte de uma tábua maior, contendo símbolos cuneiformes do idioma acádio.

Embora palavras sob a forma de símbolos não sejam algo tão surpreendente, a equipe acredita que foram escritas por um escriba altamente qualificado. Tábuas com mensagens diplomáticas eram rotineiramente trocadas entre reis, e existe uma probabilidade de o objeto ter sido feito com o mesmo propósito. Algumas interpretações dos símbolos contidos no fragmento incluem as palavras “você”, “você estava”, “mais tarde”, “fazer” e “eles”.

Por ser contemporâneo de tábuas descobertas no século 19 em Amarna, no Egito, pertencentes ao faraó Akhenaton (que viveu no século 14 a.C), acredita-se que o objeto encontrado em Jerusalém possa ser parte de uma mensagem que deveria ser enviada para o Egito. Apenas análises do material e do solo poderão atestar a teoria.

De qualquer maneira, a descoberta fornece os elementos necessários para mostrar que Jerusalém pode ter sido um importante centro durante o fim da Idade de Bronze – contrariando o que muitos arqueólogos supunham: de que a falta de achados arqueológicos demonstraria a falta de importância da região na época.

www.amigosuhj.org.br

Anúncios

Sobre Arnoni

Professor de História - Nosso Negócio é fazer história...
Esse post foi publicado em Rosuca Curiosidades. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s