Cartas da Revolução de 1924 estão na Internet

Cartas da Revolução de 1924 estão na Internet

Guilherme Lara Campos | <!–Tags: ,
Postado 7 | julho | 2009–>Postado em Cidade | 2 Comentários »

Após 85 anos, a Revolução de 1924, é relembrada agora com a digitalização de 432 correspondências trocadas entre os chefes do movimento entre 1923 e 1928. As cartas, que fazem parte do acervo do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, podem ser lidas no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

O conteúdo das cartas é bastante diversificado (http://www.arquivoestado.sp.gov.br/revolucao.php). Apresenta desde solicitações de mantimentos para os soldados até as estratégias adotadas pelos líderes no conflito. A partir destes relatos, é possível acompanhar a trajetória de toda a revolução no seu quartel-general e também outros movimentos revolucionários da época como, por exemplo, a Coluna Prestes.

A Revolução

Também conhecida como Revolução Esquecida e Revolução de Isidoro (referência ao general Isidoro Dias Lopes, líder do movimento), a Revolução de 1924 foi o maior conflito armado da história da cidade de São Paulo. Durante vinte e três  dias a batalha tomou conta de toda a cidade obrigando até mesmo à fuga do presidente do estado, Carlos de Campos do Palácio dos Campos Elíseos, bombardeado pelas tropas legalistas que, em defesa do presidente Artur Bernardes, combatiam a Força Pública Estadual e parte do Exército Nacional que naquele momento tentavam destituí-lo. Eram 8.000 soldados legalistas contra 3.500 rebeldes paulistas que pediam a saída de Artur Bernardes da presidência da república.  Com o fim dos combates, 503 mortos e 4.846 feridos.

Além das cartas, no site do Arquivo Público de São Paulo, também é possível assistir ao vídeo de uma entrevista com Waldemar Levy Cardoso, conhecido como o último marechal brasileiro, falecido recentemente, aos 108 anos de idade. Na época da Revolução, se juntou a jovens tenentes contra o governo Artur Bernardes. http://www.arquivoestado.sp.gov.br/revolucao_video.php

Anúncios

Sobre Arnoni

Professor de História - Nosso Negócio é fazer história...
Esse post foi publicado em Rosuca Curiosidades. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s