Um software para línguas extintas

 

02 de setembro de 2010

Um software para línguas extintas Pesquisadores americanos desenvolvem tecnologia capaz de traduzir idioma milenar usado no Oriente Médio durante a Antiguidade

Uma surpresa marcou a reunião anual da Associação para Linguística Computacional, na Suécia, em julho. Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, apresentaram um programa de computador que foi capaz de decifrar grande parte do extinto idioma ugarítico. Essa língua semítica, descoberta na ruínas da cidade Ugarit, na Síria, ajudou estudiosos do Velho Testamento a compreender textos hebraicos. O novo sistema poderá aumentar o número de idiomas traduzidos por ferramentas como o Google Tradutor.

Para simular a intuição que falta aos computadores, Regina Barzilay, do Laboratório de Inteligência Artificial do MIT, e seus colegas usaram duas línguas próximas, cujos símbolos relacionados deveriam ocorrer com freqüências parecidas. Por meio de um modelo probabilístico, foram mapeados os radicais, sufixos e prefixos semelhantes no ugarítico e no hebraico.

Das 30 letras do alfabeto extinto, ele acertou 29 correspondentes em hebraico. Cerca de um terço das palavras em ugarítico tem cognato em hebraico e, desse total, o sistema identificou corretamente 60%.

Revista História Viva – Setembro 2010

http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/um_software_para_linguas_extintas.html

Anúncios

Sobre Arnoni

Professor de História - Nosso Negócio é fazer história...
Esse post foi publicado em Rosuca Curiosidades. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s