Nova pista sobre os diários de Mussolini.

Nova pista sobre os diários de Mussolini Filho de membro do governo fascista revela que, em 1945, o Duce confiou a seu pai uma mala que supostamente continha documentos secretos  

Uma descoberta reavivou os rumores de que o ditador Benito Mussolini, que governou a Itália entre 1922 e 1945, manteve diários em que detalharia sua relação com o primeiro-ministro britânico Winston Churchill, durante a Segunda Guerra. Segundo o jornal inglês Daily Mail, Rocco della Morte, filho de Guglielmo Della Morte – que naquele tempo era cônsul-geral em Berlim –, disse que em abril de 1945 seu pai encontrou Mussolini em Milão e recebeu uma maleta lacrada.

“A pasta tem as iniciais BM e está fechada por um cadeado. Meu pai presumiu que continha diários e documentos, e não dinheiro, porque Mussolini disse para não abri-la por 80 anos”, declarou Rocca. Ele também contou ao jornal que o material foi enterrado, em caixa de zinco, perto da fronteira italiana com a Suíça. Guglielmo revelou a existência da pasta ao filho em 1954, quando Rocco completou 18 anos, e pediu segredo. “Mas como estou com 74 anos e não sei se estarei vivo até 2025, resolvi contar a história”.

Cauteloso, Mariano Vigano, historiador de Mussolini, lembra que na década de 1950, Vittorio, filho do ditador, disse que o pai entregara os diários ao embaixador japonês. E, há alguns anos, o senador italiano Marcello Dell’ Utri alegou ter encontrado parte dos textos de Mussolini, que depois foi tida como falsa.

Anúncios

Sobre Arnoni

Professor de História - Nosso Negócio é fazer história...
Esse post foi publicado em Rosuca Curiosidades. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s